Normas Disciplinares


NORMAS DISCIPLINARES
2017
 
1. O uso do uniforme da escola é obrigatório nas aulas (como consta no contrato de prestação de serviço educacional, assinado no ato da matricula). Caso o aluno desobedeça esta norma, será penalizado de acordo com as regras do regimento escolar. 
2. O horário de entrada terá no máximo tolerância de (5) cinco minutos, após este prazo, o aluno só poderá entrar na aula subsequente. A partir do 3º atraso, será enviada uma carta de advertência, informando os atrasos e o responsável será convocado para orientar o filho sobre as consequências de tal atitude para sua formação. Essa advertência deve ser entregue assinada a coordenação, logo em seguida ao dia de atraso. O abuso da tolerância virá um hábito, tornando-se nocivo para convivência em democracia. É preciso respeitar as regras da boa convivência.
3. Para maior segurança dos nossos alunos, fica proibido a entrada de pais, amigos ou familiares nas salas de aula, exceto com autorização prévia da direção. 
4. Não será permitida a saída dos alunos antes do término das aulas, exceto com a autorização dos responsáveis e nos dias de simulado ou avaliações nas últimas aulas. Em situações excepcionais os pais serão avisados, caso a Escola tenha que dispensá-los. 
5. Os celulares e aparelhos eletrônicos e de reprodução sonora (mp3, mp4, etc.) não estão proibidos, mas deverão permanecer dentro das mochilas e desligados durante as aulas. Os alunos que não atenderem a esta solicitação terão seus celulares e aparelhos recolhidos e entregues somente aos pais. Os pais serão comunicados. Caso haja necessidade de deixar recados para o aluno, favor telefonar na secretaria da escola. 
6. O celular não poderá ser usado como calculadora em provas ou atividades similares. Durante tais atividades os professore recolherão todos os aparelhos no inicio e entrega-los apenas ao final.
7. Para os trabalhos entregues fora do prazo determinado, o professor indicará uma nova data de entrega, mas a nota será diminuída em 35%. Caso a nova data não seja obedecida, não haverá outra oportunidade de entrega e a nota será 0 (zero). Isso vale, também, para trabalhos plagiados. 
8. Durante as avaliações ou atividades similares, o aluno que for pego em posse de alguma “cola”, terá sua prova recolhida, anulada e, consequentemente, sua nota será zero. 
9. As fichas para o lanche só poderão ser adquiridas no horário do intervalo. 
10. O estudante que solicitar a saída da sala de aula em horários próximos a troca de professor deverá retornar a sala antes do sinal ou, então, aguardar a chegada do próximo professor para autorizá-lo a sair. 
11. Não será permitido o empréstimo de qualquer material durante avaliações ou atividades similares. 
12. Caso o professor observe que há alunos fazendo atividades de outra disciplina em sua aula, ele comunicará o professor da disciplina e a atividade será anulada.
13. Os jogos permitidos, só poderão ser utilizados no horário do intervalo. 
14. Fica determinado que os estudantes que faltarem nas datas das provas mensais de qualquer disciplina deverão realizá-las na aula subsequente. O professor não terá a incumbência de avisá-los. Caso o aluno não compareça, só será dada outra oportunidade mediante a apresentação de atestado médico, sendo de sua responsabilidade procurar o professor. Se o aluno não cumprir as determinações descritas neste item, sua nota mensal será zero. 
15. As tarefas de casa entregues fora dos prazos determinados pelo professor não serão aceitas posteriormente. Os alunos que faltarem na data de entrega deverão apresentá-las, ao professor, na aula subsequente à sua falta. Não será incumbência de o professor cobrar as tarefas de alunos faltosos. Cabe aos alunos apresentá-las ao professor. 
16. No site da escola serão informados os conteúdos de aula, tarefas, trabalhos, provas, etc., portanto os alunos faltosos deverão consultá-lo para interar-se do que foi desenvolvido em sala, bem como as solicitações de atividades, trabalhos ou similares para que  não haja prejuízo de suas notas por falta de entrega do que foi solicitado pelo professor. Caso isso não seja possível, procurar o professor ou informar-se com seus colegas de classe. 
17. O uso de calculadora e dicionários nas avaliações ou similares só poderá ser utilizado com a autorização do professor.
18. O aluno poderá sair da sala após ter realizado a avaliação somente dez minutos antes do término da aula. 
19. É proibido trazer de casa refrigerante em garrafa de vidro ou de plástico acima de 600 mL, comer nas salas e laboratórios, namoro ostensivo, fumar nas dependências da Escola. 
20. As comemorações de aniversário para os alunos da Educação Infantil  seguirão as instruções a seguir:
1 – combinar a data com a professora previamente;
2 – o bolo deverá ser fatiado e embrulhado individualmente;
3 – contará apenas com a participação dos colegas de sala e a professora.
A partir do 2º ano está proibido festa de aniversário na escola, devido ao rendimento escolar da criança que deve ser priorizado.
21. Nas aulas de Educação Física, os estudantes deverão permanecer em sala de aula e aguardar o (a) professor (a) que fará a chamada antes do início da aula. As aulas são obrigatórias, caso o aluno tenha algum problema de saúde e não possa realizar as atividades propostas, deverá trazer o atestado médico que solicite sua dispensa destas aulas. O calçado para a aula deverá ser tênis.
22. Jogos com bola só serão permitidos com a supervisão dos professores de educação física. As demais situações serão vedadas. 
23. Atividades de confraternizações finais não serão permitidas do 6º ao Ensino Médio.
 
ADVERTÊNCIA E PENALIDADES
A não apresentação das tarefas, a não participação e o desinteresse em sala de aula dos os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino fundamental II e Ensino Médio serão registrados no site da Escola na seção Acompanhamento Escolar.
Dos estudantes do Ensino Fundamental I, serão registrados na Agenda Escolar. Comportamentos inadequado dos alunos serão tratados com advertência verbal, comunicado aos pais por escrito (advertência), entrevista com os pais e dependendo da gravidade o estudante estará sujeito a suspensão imediata ou até a transferência compulsória, em qualquer época do ano, nos termos do Regimento Interno.
                                                                           
Equipe Pedagógica Administrativa ESA